domingo, 16 de setembro de 2012

Casos falsos do OVINIs


Esfera Verde filmada no Reino Unido

  • Ano: 2008
  • Visualizações: mais de 500.000 (somando algumas das principais postagens)
  • História: Uma esfera verde foi filmada sobrevoando os céus no Reino Unido. De repente, a grande bola desaparece, disparando em grande velocidade!
O filme até causou certo burburinho na web naquela época. Vários usuários foram publicando trechos do vídeo em seus canais no Youtube. Até, alguns meses depois, The Faking Hoaxer, um artista gráfico digital, publicou o making of onde explica como criou o excelente hoax:

Esferas voando em volta de nave especial americana

  • Ano: 2009
  • Visualizações: mais de 200.000 (somando algumas das postagens)
  • História: Duas esferas foram filmadas voando ao redor de uma nave espacial norte-americana! Além das imagens, o vídeo chama atenção pelo áudio bastante verossímil.
Mais uma vez, estamos diante de mais uma obra de arte criada pelo designer The Faking Hoaxer. Em seu canal do Youtube, ele explica que utilizou um filme da NASA e duas fotos. O resultado ficou daora! O que ele não contava e que alguém iria substituir seu logotipo pelo símbolo da Agência Espacial Americana e espalhar a nova versão do filme pela web.

Luzes misteriosas em New Jersey

  • Ano: 2009
  • Visualizações: Indeterminado
  • História: Luzes aparecem nos céus de Nova Jersey, nos EUA, em janeiro de 2009, causando espanto e provocando a curiosidade de muita gente.
O vídeo fez tanto sucesso e atraiu dezenas de jornalistas e estudiosos para o local. No trecho abaixo, podemos ver um trecho de uma reportagem feita pelo canal de TV Fox:
Na verdade, quem criou toda essa história foi o pessoal da revista Skeptic para mostrar como é fácil enganar a todos e, ao mesmo tempo, testar a reação das pessoas quando elas se deparam com fenômenos “inexplicáveis” como esse. Os criadores do boato explicaram que no dia 5 de janeiro de 2009, eles foram para a floresta, carregando um tanque de hélio, alguns balões, linha de pesca, fita adesiva, sinalizadores e uma câmera de vídeo.
Nesse caso, não houve nenhum uso de computação gráfica. O resultado foi igualmente perfeito!
Dias depois, os telejornais explicaram todo o ocorrido:

Nenhum comentário:

Postar um comentário