Em "Looper", o ator Joseph Gordon-Levitt vive o personagem Joe, um assassino que mata alvos enviados de volta no tempo pela multidão. As coisas ficam complicadas quando Joe é atribuído a matar o seu próprio futuro, interpretado por Bruce Willis. O filme, produzido pela TriStar Pictures, chegou recentemente aos cinemas.
"Sim, na verdade, de acordo com as leis da física é possível alterar a taxa em que os relógios correm", disse Edward Farhi, diretor do Centro de Física Teórica no MIT. "Não há dúvida de que você pode saltar para o futuro."
Quanto mais rápido você for, mais o tempo parece abrandar, de modo que uma pessoa que viaja em uma nave muito rápida, por exemplo, iria experimentar uma viagem de duas semanas algo que poderia levar 20 anos para pessoas deixadas na Terra.
No entanto, este tipo de manipulação só afeta a taxa a que o tempo avança. Não importa a sua velocidade, o tempo vai ainda progredir na direção do futuro, deixando os cientistas praticamente impossibilitados de viajar para o passado.
Algumas soluções bizarras para as equações de Einstein sugerem que viajar para trás no tempo pode ser possível, mas para isso poderia exigir cerca da metade da massa do universo em energia, e provavelmente iria destruir o universo no processo.
E mesmo se a ciência conseguisse apresentar um método para viajar no tempo para trás, há paradoxos preocupantes envolvidos.
"Se você pudesse voltar no tempo, você poderia impedir que seus pais fiquem juntos, interferindo que você exista", disse Farhi. "Eu acho que algumas pessoas podem dizer que este seria o nosso fim."
Ainda assim, a física não planeja proibir as viagens no tempo em qualquer direção e a porta permanece aberta para futuras soluções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário